Liderança fora do comum
- gthuman20
- 25 de jan. de 2021
- 2 min de leitura
Atualizado: 6 de fev. de 2021
Falar de liderança é estar à beira-mar contemplando uma infinidade de águas, num olhar a se perder no horizonte. Um tema de suma importância e relevância uma vez que nada muda sem um líder, nada se transforma sem um líder, nada acontece sem uma atitude de liderança. Embora tenha lembranças de líderes extraordinários há mais de dois mil anos, temos uma origem Celta nesta palavra, cujo significado é o que vai a frente. Já do Inglês, leader, que quer dizer "guia" ou "chefe".

Primeiramente quero afirmar que tenho me dedicado aos estudos e práticas de liderança. E quero dizer que atualmente atuo como um líder melhor que ontem, mas aquém do amanhã. Dediquei horas estudando e praticando para liderar minha casa, liderar meus filhos, liderar nas empresas e meus negócios. Acredite! Para todas estas organizações dediquei horas e horas de estudos e práticas. Hoje sou infinitamente mais LÍDER do que já fui.
Titulei Liderança fora do comum, pois tenho visto poucos líderes fora do comum. Líder fora do comum possui atributos e características que vão além das competências técnicas de uma Função.
Estava lendo um artigo que falava da baixa produtividade do líder brasileiro em relação ao japonês e americano. Tive a oportunidade de conviver e fazer cursos com americanos e verificar na prática por que os mesmos são mais produtivos que nós brasileiros. Dizem que são necessários quatro líderes brasileiros para a produtividade de um americano. É verdade que os mesmos têm uma vantagem cultural. Mas existem características e atributos dos mesmos que os tornam mais produtivos e eficazes.
Sou apaixonado por este assunto, pois treinar líderes é legado. Um líder é fonte de inspiração, aprendizado e experiências as quais normalmente geram transformações. O meu olhar para a formação do LÍDER INTEGRAL, LÍDER FORA DO COMUM, é o desenvolvimento de várias competências, entre elas competências intelectuais, emocionais e espirituais. Atributos e características como integridade do líder, comportamento do líder, maturidade do líder, comunicação e capacidade de conexão e sua capacidade técnica são necessárias para UMA LIDERANÇA INTEGRAL.
Posso afirmar que mais de 50% dos líderes não possui as competências necessárias desenvolvidas para o exercício de sua LIDERANÇA. E se considerar a liderança atual 2021, liderança transformacional arrisco dizer que 50% dos líderes nem sabem que não sabem, ou seja, estão desatualizados no exercício de sua função.
E você líder, quer fazer uma autoavaliação para ver como você está no atual momento em sua capacidade de liderar?
Jaime Weiand,
Consultor - Coach




Comentários